Após quase 7 meses de viagem pelo espaço, a missão InSight, de US$ 828 milhões da NASA chega ao planeta vermelho. A sonda foi lançada em 5 de maio de 2018, através de um Atlas V. A missão têm como objetivo colocar um aterrissador com um sismógrafo e um medidor fluxo de calor na superfície marciana.
A missão durará dois anos em que a InSight se tornará a primeira espaçonave a estudar o interior profundo de Marte. Seus dados também ajudarão os cientistas a entender a formação de todos os mundos rochosos, incluindo o nosso.
Agora, após o pouso incrível nesta tarde de segunda-feira (26/11), a sonda enviou sua primeira imagem para a Terra.
Enquanto a imagem não revela uma quantidade enorme de detalhes, ainda podemos ver o horizonte de Marte à distância. A InSight pousou no meio da tarde em Marte. E também podemos ver como a região é plana, algo que a NASA planejou para tornar o pouso o mais fácil possível.
A imagem é parcialmente obscurecida por uma capa de proteção contra poeira, com detritos levantados durante a aterrissagem acionada por foguete. A sonda irá remover esta capa de poeira em breve, permitindo que imagens mais nítidas sejam tiradas da superfície.
Em breve mais imagens e detalhes sobre o pouso. Salve esta matéria!
Divulgador científico há pelo menos 6 anos, dedica seu tempo a tornar a astronomia mais popular entre o público leigo, constantemente traduzindo, escrevendo e adaptando matérias com abordagem didática para o projeto Mistérios do Espaço. É natural da cidade de Conceição do Coité e está graduando em Comunicação Social, pela Universidade do Estado da Bahia.