Planetas

Sonda encontra objeto brilhante na superfície de Marte

Na última segunda-feira (26/11), a sonda InSight pousou com sucesso no solo marciano. E enquanto a sonda ainda está começando seu trabalho no planeta, o rover Curiosity já assentado no planeta há vários anos, segue a todo vapor em suas explorações marcianas.  Agora, ele encontrou uma rocha marciana extraordinariamente suave e reflexiva que chamou a atenção de vários cientistas.

O robô encontrou o objeto na região de Highfield, mas os controladores da missão queriam dar uma olhada a mais em quatro rochas previamente detectadas no local – incluindo essa rocha excepcionalmente lisa que, pelo menos na foto em preto e branco, parece um pedaço de ouro.

As suspeitas imediatas são de que a rocha, apelidada de Little Colonsay, é um meteorito, mas os cientistas só saberão com certeza até que o Curiosity realize uma análise química. O instrumento ChemCam do rover, consiste de uma câmera, um espectrógrafo e laser – oferecendo uma visão sobre o que é o tal objeto.

A sonda ter tropeçado em um meteorito não é novidade. O rover descobriu vários desses objetos ao longo de suas viagens, incluindo um enorme meteorito metálico em 2015 e um meteorito de ferro-níquel no ano seguinte.

Infelizmente, o Curiosity é o único robô móvel em Marte no momento. Seu compatriota, o Opportunity Rover, está fora de serviço desde que uma tempestade de poeira o forçou a entrar no modo de hibernação, um sono do qual não conseguiu despertar. A NASA ainda não declarou a missão como morta, mas devemos saber mais sobre a situação do Opportunity no início do próximo ano. [Gizmodo/NASA]

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.