A missão Juno custou US$ 1 bilhão de dólares para ser realizada, e, como é o esperado, um projeto tão impressionante registra os mais variados dados do maior planeta do sistema solar: Júpiter. Entre esses dados estão imagens sensacionais de suas nuvens, tempestades e ângulos nunca antes vistos pela humanidade. Agora, juntando várias imagens reais em um único GIF, a NASA divulgou uma animação da gigantesca e assustadora tempestade em espiral no hemisfério sul de Júpiter.
A tempestade é de aproximadamente 8.000 quilômetros de diâmetro. O movimento anti-horário da tempestade, é claramente visível, onde uma rotação similar pode ser vista na famosa Grande Mancha Vermelha no topo da animação.
Juno tirou nove fotos usadas para produzir este GIF em 21 de dezembro de 2018. No momento em que as imagens foram tiradas, a espaçonave estava entre aproximadamente 24.800 quilômetros à 97.700 quilômetros do topo das nuvens do planeta acima das latitudes do sul joviano. A animação foi criada pelos cientistas voluntários Gerald Eichstädt e Seán Doran.
Além de possibilitar-nos essa visão inédita do gigante gasoso, a sonda Juno foi projetada para coletar dados científicos sobre o interior de Júpiter – um dos maiores mistérios da astronomia – e, claro, também abranger nosso conhecimento sobre sua composição atmosférica. A sonda também já registrou outras imagens impressionantes. [NASA]
Nordestino arretado, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.