Planetas

Sonda da NASA captura imagem da Terra a 5 milhões de quilômetros

A nave OSIRIS-REx da NASA, que atualmente está a caminho de um asteroide, registrou uma imagem impressionante da Terra e da Lua no processo. A nave espacial disparou a imagem em 2 de outubro de 2017. Neste momento, a Lua estava a cerca de 390 000 quilômetros da Terra.

OSIRIS-REx tirou essa imagem de uma distância de mais de 5 milhões de quilômetros da Terra, ou mais de 13 vezes a distância Terra-Lua. Foi captada combinando três imagens de diferentes comprimentos de onda de cores. A Lua foi realçada para torná-la mais visível.

extra_large-1514977183-cover-image

A nave espacial foi lançada em 8 de setembro de 2016, mas, para alcançar seu objetivo, orbitou o Sol por um ano antes de passar pela Terra para obter um aumento de velocidade com a gravidade do planeta. Ela fez sua aproximação ao nosso planeta – a uma altitude de 17 mil quilômetros – em 22 de setembro de 2017 e tirou essa imagem 10 dias depois.

Isso proporcionará velocidade suficiente para alcançar Bennu, um asteroide que ela chegará em agosto de 2018 a uma distância de cerca de 320 milhões de quilômetros da Terra. No total, a nave espacial viajará 7,2 bilhões de quilômetros para chegar a Bennu.

Uma vez no asteróide, usará um braço robótico para coletar uma amostra em julho de 2020. Em março de 2021, a nave espacial começará sua jornada de volta à Terra e, em setembro de 2023, a amostra será entregue em uma cápsula. É esperado que esta amostra possa nos contar mais sobre as origens da vida na Terra.

Essa imagem acima não é a única vez que vimos a Terra e a Lua a partir do espaço. Muitas outras naves espaciais capturaram vistas semelhantes, mostrando a distância entre nossos dois corpos.

Em 1992, por exemplo, a nave espacial Galileo capturou uma imagem dos nossos dois mundos a caminho para Júpiter. Em 2011, a nave espacial MESSENGER tirou uma imagem da Terra e da Lua de Mercúrio. E também em 2011, a nave espacial Juno tirou uma foto da Terra e da Lua em seu caminho para Júpiter. [IFLS]

Imagem da Galileo.
Imagem da Galileo.
Imagem da MESSENGER.
Imagem da MESSENGER.
Imagem da Juno.
Imagem da Juno.

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.