Planetas

Sonda Cassini registra lua de Saturno sendo iluminada pelo próprio planeta

Fixe seus olhos na bela imagem logo abaixo, onde a lua Dione de Saturno, é vista sendo iluminada não pelo Sol, mas pelo próprio gigante de gás. Tudo bem, não é totalmente, já que há uma pequena porcentagem de luz do Sol à esquerda.

Esta imagem foi capturada pela Sonda Cassini em 23 de outubro de 2016. E para você ter uma ideia, a escala dessa imagem é de 3 quilômetros por pixel, com Dione medindo 1.123 quilômetros de diâmetro. Incrível, não é?

extra_large-1485882208-cover-image

No momento em que a imagem foi registrada, Dione estava do lado dia de Saturno, o que causou este efeito puro onde seu lado noturno foi iluminado. Esse fenômeno também acontece evolvendo a Lua e a Terra. Quando nosso satélite está em uma fase de pouca luminosidade do Sol, podemos ver sua face inteira com a luz que é refletida na Terra. O fenômeno é chamada de Luz cinérea. Veja um exemplo abaixo:

Screenshot_5

Infelizmente, essa imagem de Dione marca o início do fim da Sonda Cassini, já que a nave vai mergulhar em Saturno em setembro para dar fim a missão. Vamos torcer que ela consiga registrar mais imagens como essa até lá. [IFLS]

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.