Eventos Astronômicos

SETI tem um novo plano para encontrar vida alienígena

O Instituto SETI quer iniciar uma nova caçada à vida alienígena, que procurará emissões de laser de civilizações alienígenas, mas para isso, eles precisam de sua ajuda. O chamado Laser SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence), têm a ideia de construir um novo protótipo de telescópio que possa procurar flashes de luz de outra civilização.

Uma campanha no site da Indiegogo está atualmente sendo administrada pelo Instituto SETI, na esperança de conseguir pelo menos US$ 100.000. Isso seria suficiente para construir dois dos protótipos de telescópios e começar uma nova caçada à vida extraterrestre.

extra_large-1500390150-cover-image

O SETI propõe que uma sociedade alienígena possa usar pequenos flashes de laser para tentar atrair nossa atenção, tendo já descoberto que nosso planeta pode ser habitável. É um sinal que seria óbvio que ele vem de outras espécies inteligentes.

“Tais flashes de luz podem estar rotineiramente pontilhando os céus hoje, mas não saberíamos”, escreve o SETI. “A maioria dos telescópios são insensíveis aos pulsos de luz curtos e, em qualquer caso, estão focados em pequenas regiões do céu”, concluíram eles.

Claro, parece um pouco exagerado, mas aventurar-se no desconhecido é exatamente uma das propostas do SETI. Afinal, ainda não sabemos se a vida existe ou não em qualquer outro lugar. Nós não saberemos, a menos que olhemos.

O Instituto SETI quer construir detectores de protótipo que possam detectar flashes de luz laser de mundos distantes. Com o suficiente, poderíamos monitorar todo o céu, o tempo todo, de modo que não perderíamos tais sinais.

“Com seis ou dez desses detectores em todo o mundo, você poderia monitorar o céu noturno continuamente”, disse Seth Shostak, diretor do Instituto SETI.

No momento em que essa matéria foi publicada, eles arrecadaram cerca de US$ 25.000, embora seja um objetivo flexível para que eles não precisem aumentar o valor total para receber o financiamento total. Há uma variedade de vantagens disponíveis dependendo de quanto você está disposto a doar, incluindo a chance de almoçar com a equipe do SETI.

O SETI sempre ficou sem financiamento. Sendo uma organização privada sem fins lucrativos, confiou no financiamento dos filantropos e do público ao longo dos anos. Mas agora, com sua ajuda, o Instituto SETI pode procurar a vida alienígena de uma maneira totalmente nova. [IFLS]

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.