Eventos Astronômicos

Saiba como observar o eclipse solar do dia 21 de Agosto

Você lembra do eclipse do dia 26 de fevereiro? Nós transmitimos aqui na Mistérios do Espaço, e de fato, foi um eclipse marcante – levando em conta que várias pessoas nunca tinham observado um eclipse solar na vida (inclusive nós). Só que nos últimos meses vêm sendo divulgado o eclipse solar do dia 21 de agosto deste ano. E sim, o eclipse realmente acontecerá, só que não da maneira que estão divulgando – principalmente para nós aqui do Brasil.

Belíssima imagem de um eclipse solar anular.
Belíssima imagem de um eclipse solar anular.

O eclipse terá ótima visibilidade nos EUA e parte da Europa, porém, aqui no Brasil – em alguns locais – essa visibilidade será péssima ou ruim (poucos locais ainda terão uma visualização razoável). Primeiramente porque quando o eclipse começar a acontecer para nós aqui, será próximo do pôr do sol, o que será um pouco ruim para observação. E segundo, a porcentagem do eclipse aqui é mínima, sem contar que apenas pessoas em cidades do Norte e Nordeste poderão tentar ver alguma coisa.

Aqui vai a lista de algumas cidades que será visível e suas respectivas porcentagens do eclipse: Brasília (2%), Rio Branco/AC (0,4%), Macapá/AP (40,9%), Salvador/BA (12,6%), Maceió/AL (23,5%), Manaus/AM (21,1%), Goiânia/GO (0,5%), Palmas/TO (13,5%), João Pessoa/PB (32%), Teresina/PI (32,4%), Natal/RN (36,1%). Esses são apenas exemplos de onde será visível, lugares próximos terão porcentagens semelhantes.

Nosso conselho é: Não se anime. Mesmo que você more nas cidades visíveis, não se deve esperar muita coisa. Não será o melhor eclipse da história, muito menos o mais marcante. Se você conseguir tirar alguma foto mande para a gente lá no inbox da página ou pelo nosso email (contato@misteriosdoespaco.blog.br). Não será muito difícil de fotografar porque o eclipse já vai ocorrer próximo do final da tarde, o que deixa o brilho do Sol menos intenso, e assim não danificará seu celular ou câmera fotográfica. Participe também de um concurso de fotografia deste eclipse clicando aqui.

Lembre-se de nunca olhar diretamente para o Sol, principalmente usando um telescópio. Você pode causar sérios danos a sua visão.

O eclipse será transmitido ao vivo a partir dos melhores locais para observação. A transmissão será realizada pelo Slooh e começará às 12h (horário de Brasília) do dia 21 de Agosto. Fique ligado também em nossa página. Se o tempo permitir, iremos atualizar a página com fotos durante o evento.

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.