Outra imagem de uma rocha em Marte está sendo ligada a civilização alienígena. De acordo com um vídeo compartilhado no YouTube, a formação incomum é a cabeça de uma estátua de uma mulher guerreira, semelhante às estátuas do antigo Egito.
Há apenas um problema: a razão pela qual parece um pouco com uma cabeça é devido a um truque mental chamado pareidolia.
“Encontrei o que parece ser uma pequena estátua feminina em Marte, na Cratera de Gale, em uma imagem recente do rover Curiosity”, escreveu o usuário na descrição do vídeo.
Várias vezes nos últimos anos, as formações rochosas do Planeta Vermelho animaram a Internet com a possibilidade de uma civilização em Marte. Sem exceção, os casos são sempre desmascarados como pareidolia. Essa é uma peculiaridade da psicologia em que a mente humana procura por significado em dados sem sentido, geralmente vendo faces onde realmente não existem.
O caso mais famoso é uma imagem de 1976 que ficou famosa e apelidaram de Face on Mars – o que parecia ser um monumento antigo representando um rosto humano. Mas à medida que nossa tecnologia melhorou, imagens de alta resolução mostraram o que aquele “monumento” era uma formação natural sem nenhum rosto esculpido. Em baixas resoluções, o “rosto” era apenas um truque de sombras.
Até mesmo na Terra é possível encontrar formações assim. Além disso, no ano passado, um cientista do projeto Mars da NASA ressaltou, antes de uma audiência no Congresso dos EUA, negando que houvesse qualquer evidência de uma civilização em Marte. [ScienceAlert]
Divulgador científico há pelo menos 6 anos, dedica seu tempo a tornar a astronomia mais popular entre o público leigo, constantemente traduzindo, escrevendo e adaptando matérias com abordagem didática para o projeto Mistérios do Espaço. É natural da cidade de Conceição do Coité e está graduando em Comunicação Social, pela Universidade do Estado da Bahia.