O Curiosity é um rover bastante ocupado. Desde que pousou em Marte em 2012, ajudou os astrônomos a localizar o metano no planeta vermelho, forneceu novas evidências de que Marte já foi úmido e até forneceu pistas sobre a vida extraterrestre.

Mas todo o trabalho e nada de brincadeira fazem do Curiosity um robô “triste”, então ele recentemente deu um novo pontapé para fazer uma observação das nuvens – filmando a cena deslumbrante para nosso prazer visual (e obviamente para a ciência também).
De acordo com um comunicado da NASA, o Curiosity usou suas Câmeras de Navegação em preto e branco para tirar fotos das nuvens a cerca de 31 quilômetros acima da superfície de Marte em 7 e 12 de maio. A agência especula que elas são provavelmente nuvens de gelo de água, que flutuam na atmosfera marciana praticamente o ano todo.
A NASA está agora tentando coordenar com outro visitante de Marte – o Lander Insight – para tirar fotos das mesmas nuvens que Curiosity ao mesmo tempo, pois isso lhes permitirá fazer inferências mais precisas sobre a altitude das nuvens. As descobertas podem melhorar nossa compreensão do que está acontecendo na atmosfera do Planeta Vermelho. [ScienceAlert]