Primeira e única Superlua do ano acontecerá neste domingo

Este fim de semana acontecerá a primeira e única Superlua de 2017, à medida que ela atinge a fase completa ao mesmo tempo em que está mais próxima da Terra. A Lua estará completamente cheia às 13h do domingo, 3 de dezembro, no entanto, não estará visível ainda. Alcançará seu ponto mais próximo da Terra – conhecido como perigeu – no dia seguinte na segunda-feira, dia 4 de dezembro, a apenas 357.492 quilômetros da Terra.

superlua

No Brasil, a Lua nascerá no horizonte por volta das 19h (horário de Brasília) de domingo, então programe-se para assistir o incrível nascer da Lua que estará um pouco maior do que o normal.

Nós tecnicamente tivemos três outras Superluas este ano, mas essas aconteceram durante a Lua nova (quando o Sol brilha no outro lado da Lua). Este fim de semana, no entanto, será a primeira que você pode realmente ver.

A Lua estará cerca de 50 mil quilômetros mais próxima, de modo que aparecerá cerca de 14% maior e 30% mais brilhante – apenas visível a olho nu.

Mas ainda vai parecer muito impressionante, e se você vê-la perto do horizonte, parecerá especialmente grande, graças a uma ilusão de ótica. Além disso, a proximidade da Lua com a Terra durante esta fase significa que as marés na Terra estarão maiores do que o normal.

Não deixe de registrar e compartilhar conosco lá em nosso inbox no Facebook. Pode não parecer tão diferente do normal, mas uma lua cheia por si só já é muito legal. Esta ficará um pouco mais impressionante.

Vale ressaltar que, tecnicamente, essa também será a última Lua cheia do ano. No dia 31 de Dezembro teremos uma “quase Lua cheia”, afinal estará faltando muito pouco para nosso satélite natural entrar na fase. A Lua cheia propriamente dita, nesse caso, será na noite do dia 1 de Janeiro de 2018, ou seja, começaremos o ano com esse lindo fenômeno. [IFLS]

Sou natural de Conceição do Coité, na Bahia e atualmente trabalho com a divulgação científica na internet, principalmente nas páginas Universo Racionalista e Mistérios do Espaço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *