Planetas

Por que sempre nubla em eventos astronômicos?

Eclipses, chuvas de meteoros, conjunções planetárias, alinhamentos e outra variedade imensa de eventos astronômicos acontecem todos os anos. Muitas vezes não conseguimos observá-los pela nossa posição geográfica no globo, mas a causa realmente mais recorrente para não vermos são as nuvens. Elas geralmente aparecem sempre no momento mais belo de um fenômeno celeste – conheça a maldição do telescópio.

Lua entre as nuvens.

Isso enfurece muita gente, com razão, afinal, dias sem nada de especial elas nem dão as caras, mas só anunciar um eclipse que elas resolvem dar um “oi” para nós. Mas existe alguma explicação científica para isso? Bom, a resposta curta é que depende.

De maneira geral, boa parte dos fenômenos astronômicos não aplicam efeitos bruscos no clima terrestre. As chuvas de meteoros, por exemplo, são nada mais nada menos que rochas vindas do espaço entrando a velocidades altíssimas em nossa atmosfera. Elas queimam e produzem o brilho que vemos das famosas “estrelas cadentes”. As conjunções planetárias também não implicam diretamente no clima. Um eclipses lunar, por outro lado, pode sim afetar de alguma forma.

Um estudo publicado na revista Geophysical Research Letters por pesquisadores da Universidade de Washington, descobriram que a força gravitacional da Lua afeta levemente na quantidade de chuva que cai na Terra. De acordo com os cientistas, a força gravitacional do nosso satélite faz com que pressão do ar aumente, fazendo a nossa atmosfera “saltar em direção a ela”, resultando em possíveis precipitações mais leves. E durante um eclipse lunar total a Lua obviamente está no céu.

Os pesquisadores analisaram 15 anos de dados retirados do satélite da Missão Tropical de Medição de Precipitação – que é controlado pela NASA e pela Agência de Exploração Aeroespacial do Japão – e observaram que “a chuva é de fato um pouco mais provável quando ela está alta no céu”. Os pesquisadores ainda relatam que isso não muda muita coisa do que a previsão diária do tempo já diz, afinal, a influência lunar é de apenas 1% da variação total da precipitação.

Nublar ou não está mais ligado a uma questão do clima local, portanto, o que resta para fazer é torcer para as nuvens não aparecerem nestas épocas de fenômenos. [Weather]

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.