A principal razão pela qual não temos luas de gás é que elas simplesmente não são grandes o suficiente. O gás é muito volátil, tem um alto grau de movimento e isso facilita a fuga do mesmo. Isso acontece em todos os corpos do sistema solar que têm gás na atmosfera, embora a taxa em que eles perdem gás tende a ser muito pequena.
Essa alta taxa de movimento significa que os objetos precisam atingir um certo tamanho antes de poderem se manter em uma atmosfera. A maioria das luas não atinge esse limite mínimo de tamanho.
Como as luas são pequenas, sua influência gravitacional geralmente não pode ser igual aos planetas-mãe. Isso significa que o planeta geralmente retira todo o gás das luas.
Uma lua de gás, no estilo de um planeta de gás, não poderia existir. O mais próximo que você poderia conseguir seria um sistema planetário binário, onde planetas de gás de tamanho aproximadamente similar orbitem um ao outro. Até o momento, não encontramos nada como isso, mas conforme a busca continua, talvez encontremos. [SpaceAnswers]
Divulgador científico há pelo menos 6 anos, dedica seu tempo a tornar a astronomia mais popular entre o público leigo, constantemente traduzindo, escrevendo e adaptando matérias com abordagem didática para o projeto Mistérios do Espaço. É natural da cidade de Conceição do Coité e está graduando em Comunicação Social, pela Universidade do Estado da Bahia.