Pesquisadores fazem grande descoberta em planeta anão

Uma vez que Saturno parecia ser o único planeta com anéis, nós descobrimos que ele não está sozinho – e agora outro mundo revelou que também é possui um deles.

Esse mundo é Haumea, um planeta anão localizado 50 vezes mais longe do Sol do que a Terra, além da órbita de Netuno. Nesta posição, é conhecido como um objeto trans-neptuniano (TNO), um dos quatro planetas anões nesta região que sabemos que existem. E é o primeiro planeta anão que encontramos com um anel.

Representação artística do planeta anão e seu anel.

Representação artística do planeta anão e seu anel.

A descoberta, publicada na revista Nature e liderada por José Ortiz do Instituto de Astrofísica da Andaluzia em Granada, Espanha e com participação de uma equipe brasileira do LINEA (Laboratório Interinstitucional de e-Astronomia), sugere que os anéis são mais comuns no Sistema Solar do que pensávamos.

“Agora parece que os anéis podem ser comuns no sistema solar externo”, disse Ortiz. “Nós pensamos que este anel provavelmente é feito de gelo de pedra e água, com algum material orgânico também”, concluiu.

O anel tem um diâmetro de mais de 4.500 quilômetros, mas é de apenas 70 quilômetros de largura. Ele está localizado a cerca de 1.000 km da superfície do planeta anão.

Não poderemos visivelmente ver o anel em breve, porque está muito perto de Haumea e muito menos brilhante. No entanto, Ortiz observou que já estavam pesquisando dados antigos para tentar encontrar mais informações, e planejavam novas observações para tentar estudá-lo ainda mais.

“Se os anéis são o resultado de colisões, podemos obter informações importantes sobre as taxas de colisão e outras características do Sistema Solar”, disse ele. [IFLS]

Sou natural de Conceição do Coité, na Bahia e atualmente trabalho com a divulgação científica na internet, principalmente nas páginas Universo Racionalista e Mistérios do Espaço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *