Dois robôs enviados à superfície de um asteroide por uma espaçonave japonesa aterrissaram com sucesso, um momento emocionante na história da exploração espacial.
Chamados de Rover 1A e 1B, dupla conhecida como Minerva II-1, os dois robôs foram lançados pela espaçonave Hayabusa-2 da Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA) na sexta-feira, 21 de setembro. Depois de uma descida que durou várias horas, eles pousaram com sucesso, com a confirmação chegando hoje.
“Ambos os rovers estão confirmados como tendo chegado à superfície do asteroide Ryugu”, afirmou a equipe da Hayabusa-2 . “Eles estão em boas condições e transmitiram fotos e dados. Também confirmamos que eles estão se movendo na superfície”, concluíram.

Cada minúsculo rover pesa cerca de 1 quilo, e eles são projetados para atravessar a superfície do asteroide. Eles foram levados para Ryugu, localizado a cerca de 280 milhões de quilômetros da Terra, pela Hayabusa-2, após o lançamento em dezembro de 2014.
No final de junho de 2018, a Hayabusa-2 chegou a Ryugu, que mede cerca de 1 quilômetro de diâmetro. A espaçonave permanecerá lá até dezembro de 2019, mapeando a superfície do asteroide e realizando uma série de investigações científicas. Isso inclui o envio de quatro landers para a superfície do asteroide, com a dupla Minerva II-1 sendo a primeira das tentativas de pouso.
Os robôs vão “pular” pela superfície, com cada movimento sendo cuidadosamente controlados para que os landers não saltem acidentalmente muito alto e escapem da gravidade do asteroide. A bordo de cada rover, há câmeras que enviam imagens do asteroide. Eles também contêm sensores que medem a temperatura da superfície em diferentes locais. As imagens e os dados serão enviados de volta para a Hayabusa-2, que transmitirá as informações para a Terra. [IFLS]