Estrelas

O que é esse ponto brilhante ao lado de Marte?

Você é um observador atento nos detalhes do céu? Se sim, você deve ter percebido que existe um ponto brilhante ao lado de Marte (como na imagem logo abaixo). O planeta vermelho está visível como um ponto extremamente brilhante de cor avermelhada e inconfundível, e nos últimos dias uma pequena estrela está tão próxima do planeta que está formando uma conjunção muito interessante.

Um momento parecido aconteceu com Júpiter no mês de Junho, quando a estrela dupla Libra Alfa ficou muito próxima do planeta e causou muitas dúvidas nas pessoas. Agora com Marte não é muito diferente, mas muda a estrela. Desta vez, o astro se trata da Delta Algedi e também é uma estrela dupla (eclipsante), ou seja, não se trata de apenas uma estrela, mas DUAS e por causa da distância, vemos apenas como um único ponto brilhante. É eclipsante porque com telescópios é possível ver as duas estrelas formando eclipses entre elas mesmas.

A(s) estrelinha(s) está localizada a 39 anos-luz da Terra, isso significa que sua luz leva 39 anos para sair de sua(s) superfície(s) e chegar até nossos olhos. A luz que vemos hoje foi emitida em 1979, ano que muitas pessoas que estão lendo este texto ainda estavam nascendo.

Além disso, a Delta Algedi possui uma magnitude de 2.85. E quando estamos falando de magnitude, quanto menor esse número, mais brilhante um objeto é. Alguns astros no céu possuem magnitudes negativas por serem extremamente brilhantes, como é o caso do próprio planeta Marte.

Um simples pontinho no céu pode ser muito interessante, não é mesmo? Na próxima vez que você olhar para aquela estrelinha, lembre-se de todos esses detalhes que ela possui.

Continue lendo...