Planetas

Bola de fogo cruza o céu da Espanha e transforma noite em dia

Neste sábado, 3 de novembro de 2018, uma bola de fogo cruzou o céu da província de Almeria, no sul da Espanha e literalmente transformou a noite em dia. Relatos e câmeras indicam que o fenômeno ocorreu às 00h46min (hora local) e chegou a brilhar mais do que a Lua cheia.

Pesquisadores dizem que o bólido – meteoros de alto brilho – é de origem do Cometa Encke e entrou na atmosfera da Terra a incríveis 110.00 km/h. A rocha começou a “queimar” a 122 km de altitude e apagou quando chegou a 63 km acima do solo. O meteoro foi registrado por câmeras na Universidade de Huelva e em estações de observações de meteoros localizadas nos observatórios astronômicos de La Hita, Sierra Nevada, La Sagra e Sevilha.

Nos vídeos é possível perceber que o meteoro cruzou o céu próximo a Constelação de Órion, mas é associado a chuva de meteoros Taurídeas, um chuveiro visível na constelação de Touro. O brilho foi tão grande que saturou a imagem de uma das câmeras que estava filmando. O vídeo foi publicado no YouTube e você pode assistir logo abaixo:

[MeteorNews]

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.