Neste sábado, 3 de novembro de 2018, uma bola de fogo cruzou o céu da província de Almeria, no sul da Espanha e literalmente transformou a noite em dia. Relatos e câmeras indicam que o fenômeno ocorreu às 00h46min (hora local) e chegou a brilhar mais do que a Lua cheia.
Pesquisadores dizem que o bólido – meteoros de alto brilho – é de origem do Cometa Encke e entrou na atmosfera da Terra a incríveis 110.00 km/h. A rocha começou a “queimar” a 122 km de altitude e apagou quando chegou a 63 km acima do solo. O meteoro foi registrado por câmeras na Universidade de Huelva e em estações de observações de meteoros localizadas nos observatórios astronômicos de La Hita, Sierra Nevada, La Sagra e Sevilha.
Nos vídeos é possível perceber que o meteoro cruzou o céu próximo a Constelação de Órion, mas é associado a chuva de meteoros Taurídeas, um chuveiro visível na constelação de Touro. O brilho foi tão grande que saturou a imagem de uma das câmeras que estava filmando. O vídeo foi publicado no YouTube e você pode assistir logo abaixo:
Divulgador científico há pelo menos 6 anos, dedica seu tempo a tornar a astronomia mais popular entre o público leigo, constantemente traduzindo, escrevendo e adaptando matérias com abordagem didática para o projeto Mistérios do Espaço. É natural da cidade de Conceição do Coité e está graduando em Comunicação Social, pela Universidade do Estado da Bahia.