Calor para muitos e frio para outros: acontece neste domingo, 22/12, o solstício de verão e solstício de inverno em determinadas regiões do globo. Para os moradores do Hemisfério Sul, marca o início do verão e inverno para moradores do Norte. Os solstícios acontecem duas vezes ao ano, em junho e em dezembro, marcando a chegada das duas estações.
Em geral, os moradores do sul ganharão cerca de um minuto a mais de luz solar com a chegada do solstício, tornando este domingo o maior dia do ano. Isso ocorre devido a inclinação da Terra, que favorece determinada região em direção ao Sol, influenciando diretamente na incidência de raios solares que atingirão os hemisférios.

A Terra continuará seu caminho ao redor do Sol, o que determina – baseado na inclinação do eixo terrestre – a chegada das estações. Em março, teremos um equinócio, que é quando os dois hemisférios recebem quantidades iguais de luz solar, ou seja, o dia e noite terão 12 horas de duração.
Em junho a situação inverte completamente, o Hemisfério Norte começa a esquentar por conta que a inclinação leva a região a receber mais luz solar concentrada, marcando a chegada do verão. No sul, por outro lado, começa a esfriar pela chegada do inverno e maior espalhamento da luz.
Se você mora no sul do globo e ama o verão, é hora de comemorar. Se for o contrário, infelizmente é esperar até junho para que as temperaturas caiam. De qualquer forma, agora você entende que a culpa por fazer calor ou frio nestas épocas é do nosso eixo de inclinação, que concentra ou espalha a luz solar nos hemisférios.