Eventos Astronômicos

O evento astronômico que marcará o ano de 2017

No dia 26 de fevereiro, teremos um dos eventos astronômicos mais incríveis da natureza: um eclipse solar. Visível em boa parte do território nacional, o eclipse marcará todo o ano de 2017, já que pouquíssimas pessoas já conseguiram ver esse fenômeno impressionante. Mas um detalhe, o Sol não será totalmente eclipsado pela Lua, mas sim parcialmente.

Se você mora nos estados do Acre, Amazonas, Roraima, Amapá, Rondônia, uma pequena parte do Mato Grosso e também do Pará, infelizmente o fenômeno não será visível. Abaixo veja o mapa de visibilidade do eclipse solar parcial:

mapa de visibilidade

No entanto, em todo o restante do Brasil será visível. O eclipse terá início por volta das 10h (depende muito da sua localidade, na Bahia por exemplo, o eclipse só começa por volta das 11h) e durará até 13h, aproximadamente. Todos esses horários são referentes ao de Brasília.

Para observar, você pode utilizar um vidro de solda n°14 para diminuir a intensidade da luz do Sol. Mas se você tiver telescópio, NUNCA, EM HIPÓTESE ALGUMA, olhe com ele diretamente para o Sol. Você pode ficar cego ou adquirir um grave problema de visão. Tenha sempre um filtro solar para realizar tal atividade.

Mas e se no dia do eclipse nublar na minha cidade? Não se preocupe, iremos transmitir ao vivo em nosso canal no YouTube. Você poderá assistir no play abaixo no dia 26 de fevereiro:

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.