Planetas

O dia em que astronautas se rebelaram em uma estação espacial

Em dezembro de 1973, três astronautas a bordo da estação espacial norte-americana Skylab pararam de trabalhar durante um dia inteiro, rebelando-se contra a NASA após reclamarem de excesso de trabalho.

0,,69814966,00

Eles disseram que a NASA os estava obrigando a trabalhar demais, então eles tiraram um tempo sem permissão, até mesmo desligando o rádio para que não pudessem ser contatados. Eles passaram o dia olhando pela janela para a Terra, tomando banho e geralmente se divertindo.

Como resultado do “motim”, os três astronautas da missão do Skylab 4 – comandante Gerald “Jerry” Carr, o piloto de ciência Edward Gibson e o piloto William “Bill” Pogue – nunca mais voaram no espaço, sendo repreendidos pela NASA por desobedecerem. ordens. O incidente também forçou a NASA a repensar como lidar com a psicologia humana no espaço.

A história foi repetida muitas e muitas vezes em lugares como a revista Smithsonian, LA Times, Gizmodo e muito mais. Alguns chamaram de motim, outros de greve, mas há um consenso geral de que isso aconteceu. “Isolados acima da Terra, a tripulação da terceira tripulação da Skylab ficou cada vez mais irritada por terem agendado cada hora dos seus dias”, observou a BBC, por exemplo.

Parece fascinante, certo? Bem, há apenas um problema. Isso nunca aconteceu realmente.

“Não. Não, não, não”, disse o ex-astronauta da NASA, Dr. Musgrave, ao site IFLScience, quando perguntado se a história era verdadeira.

 

Um dia que poderia ter sido mal interpretado como a “greve” é uma segunda-feira, 10 de dezembro. Este foi o dia em que a tripulação finalmente teve seu primeiro dia de folga na missão, embora eles ainda funcionassem intermitentemente. Isso não foi programado – a NASA lhes deu permissão e a tripulação aproveitou ao máximo.

“Então tiramos nosso dia de folga e fizemos o que queríamos fazer”, disse o comandante Jerry Carr em uma entrevista da NASA. Outra possibilidade é na quarta-feira, 26 de dezembro de 1973. Foi quando a tripulação teve outro dia de folga, aproveitando algum tempo de lazer a bordo da estação. Além de tomar banho, jogavam dardos, ouviam música e levaram algum tempo para recuperar o sono.

É verdade que os três astronautas da missão não voltaram a voar. Mas isso é principalmente porque, depois de retornar à Terra em fevereiro de 1974, não havia muito mais oportunidades. Houve apenas mais um lançamento tripulado nos EUA na década de 1970, o Projeto de Teste Apollo-Soyuz em julho de 1975. [IFLS]

 

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.