Planetas

Novo robô que irá para Marte agora possui um nome oficial

A NASA anunciou na quinta-feira o nome do seu próximo veículo espacial em Marte: Perseverança. Será o quinto veículo exploratório no Planeta Vermelho, seguindo os rastros dos Sojourner, Spirit, Opportunity e Curiosity. O nome foi anunciado em um evento na Escola Secundária Lake Braddock, em Burke, Virgínia, para felicitar Alex Mather, o aluno da sétima série que o escolheu.

(Créditos: NASA)

“A entrada de Alex capturou o espírito de exploração”, disse Thomas Zurbuchen, administrador associado da Diretoria de Missões Científicas da NASA. “Como todas as missões de exploração anteriores, nosso veículo espacial enfrentará desafios e fará descobertas incríveis”, concluiu.

Seguindo seus antepassados, o Perseverance foi nomeado por crianças em concursos nacionais – a partir de Sojourner, em 1997, para os rovers Spirit and Opportunity, que desembarcaram em Marte em 2004, para Curiosity, que explora Marte desde 2012.

O último concurso começou em agosto passado, com 4.700 juízes voluntários, incluindo professores e entusiastas do espaço, jogando 155 semifinalistas, antes que nove nomes fossem divulgados ao público no site da NASA. Mais de 770.000 votos foram colocados online antes que a agência espacial decidisse o vencedor.

Ele receberá um convite para viajar com sua família para Cabo Canaveral, na Flórida, para testemunhar o lançamento do rover entre 17 de julho e 5 de agosto deste ano. Essa janela foi escolhida porque a Terra e Marte estão em boas posições nestas datas.

O Perseverance está projetado para pousar em fevereiro de 2021 no solo marciano. A missão tem dois novos objetivos: procurar sinais da vida antiga e, em seguida, coletar materiais e preparar uma capsula que possa ser devolvida à Terra em uma viagem de volta.

Ele se baseia na mesma plataforma de tecnologia usada pelo Curiosity, mas poderá pousar com mais precisão e possui um sistema a bordo para evitar terrenos perigosos. Ele também possui um design de roda aprimorado e carrega uma broca para extrair amostras das rochas e do solo marciano, enquanto procura sinais de vida microbiana antiga. [ScienceAlert]

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.