Esta imagem da superfície marciana, além de mostrar o misterioso buraco, revela algumas coisas fascinantes sobre a geologia e a topografia de Marte.
A foto foi tirada pela câmera HiRISE a bordo do Orbitador de Reconhecimento de Marte da NASA acima do hemisfério sul do planeta. Esta região de Marte é um terreno gelado, coberto de gelo com dióxido de carbono, marcado com estes poços e crateras, que podem ter mais de 100 metros de largura.
A imagem foi capturada durante o final do verão de Marte, quando o Sol está baixo no céu e há uma boa iluminação para capturar imagens desse tipo de topografia. A característica definidora da imagem – o buraco existente na parte superior direita – está fazendo cientistas da NASA coçarem as cabeças.
“Existe também uma formação circular mais profunda que penetra através do gelo”, explica a NASA . “Isso pode ser uma cratera de impacto ou pode ser um poço”, concluiu a agência.
Infelizmente, a agência espacial não falou muito sobre o buraco misterioso. Mas com certeza neste momento eles estão analisando a imagem e tentando descobrir a origem dele. Fique ligado em nossa página, qualquer nota que a NASA emitir sobre o buraco, iremos publicar aqui. [IFLS]