Em menos de 24 horas, os astronautas Robert Behnken e Douglas Hurley estão programados para ir ao espaço a partir de solo americano pela primeira vez desde que o último ônibus espacial partiu, quase uma década atrás. Chamada de missão Demo-2, o lançamento significará o fim da dependência da NASA com a Rússia e de seus foguetes Soyuz para transportar sua tripulação em órbita, mas também será a primeira de uma missão tripulada por uma empresa privada.
A SpaceX garantiu que tudo, desde os trajes espaciais até os foguetes, estivessem vestidos para a ocasião – estilizado em branco com detalhes em preto. A tripulação será lançada no foguete Falcon 9 e acomodada na nova cápsula Crew Dragon.

A sonda Crew Dragon e o foguete Falcon 9 chegaram ao Complexo de Lançamento 39A na última quinta-feira (21). (Créditos: NASA/Bill Ingalls)
Atualmente, o lançamento está programado para quarta-feira, 27 de maio, às 17h33 (horário de Brasília), no entanto, o clima pode impedir o lançamento. Citando extensa nebulosidade, pancadas de chuva e tempestades isoladas, o 45º Esquadrão Meteorológico da Força Aérea dos EUA prevê apenas 40% de chance de condições climáticas favoráveis no dia do lançamento. Se ocorrer tudo bem, o lançamento também será transmitido ao vivo e você poderá assistir em nosso canal do YouTube no play abaixo.
Se considerado inseguro para a decolagem, propostas de janelas de lançamento alternativas são consideradas para sábado, 30 de maio, e no domingo, 31 de maio. [IFLS]
Divulgador científico há pelo menos 6 anos, dedica seu tempo a tornar a astronomia mais popular entre o público leigo, constantemente traduzindo, escrevendo e adaptando matérias com abordagem didática para o projeto Mistérios do Espaço. É natural da cidade de Conceição do Coité e está graduando em Comunicação Social, pela Universidade do Estado da Bahia.