Eventos Astronômicos,Planetas

NASA lança plano para proteger a Terra de impactos de asteroides

Engenheiros e cientistas elaboraram um plano oficial para a eventualidade de descobrirmos um asteroide em um curso de colisão com a Terra. Se tivermos tempo suficiente, poderíamos enviar uma frota de naves espaciais para derrubá-lo de sua órbita. Mas se não o vermos até o último minuto, então nos restam poucas opções.

Estas são as conclusões tiradas por pesquisadores, nas quais revelam uma nave espacial conceitual de uma missão chamada Mitigation Mission for Emergency Response (HAMMER) que poderia nos proteger contra esses intrusos potencialmente destrutivos. Os planos devem ser discutidos ainda no próximo mês em uma conferência no Japão.

asteroide

Eles são baseados na nave espacial atual da NASA, OSIRIS-REx, que está a caminho de dar uma olhada no asteroide Bennu que está aproximadamente na mesma órbita que nós e provavelmente passará por nós em algum momento em 2135, com uma chance de uma em 2.700 de nos bater. Os pesquisadores estimam que qualquer nave anti-asteroide provavelmente pesa em 8 toneladas e custa US$ 800 milhões.

Tudo isso exige que avistamos o asteroide com bastante antecedência. Se de repente achamos que há uma rocha em um curso de colisão iminente com nosso planeta com pouco tempo até o acontecimento – o que é uma possibilidade muito real – derrubá-lo de uma órbita com uma nave espacial simplesmente não resolverá. Isso significa que teríamos apenas uma outra opção realista – nós teríamos que ir enviar uma bombar nuclear.

Por algumas razões bastante óbvias, explodir um foguete que contém uma ogiva nuclear no espaço em uma tentativa de quebrar um asteroide de aproximação rápida não é algo que muitas nações estão particularmente interessadas. No entanto, as que atualmente são dos EUA provavelmente seriam suficientes para prevenir um impacto. [IFLS]

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.