Uma equipe de cientistas encontraram os raios gamas binários mais brilhantes até agora, e são os primeiros a serem vistos fora da Via Láctea.
A equipe combinou dados do Telescópio Espacial Fermi, da NASA, com dados de outras instalações e confirmou que, ao invés de um sistema binário de raios-X de alta massa (HMXB), era, de fato, um sistema binário de raios gama.
O sistema binário de raios gamas — nomeado LMC P3 — foi descoberto na galáxia Grande Nuvem de Magalhães, localizada a 163 mil anos-luz de distância.
Os sistemas binários de raios gamas são sistemas em que existem duas estrelas, uma orbitando a outra. Uma das estrelas são geralmente maciças e a outra é um buraco negro ou uma estrela de nêutrons (uma estrela extremamente magnética).
Até agora, o LMC P3 é o mais luminoso sistema binário de raios gamas já encontrado em termos de raios gama, raios-X, ondas de rádio e luz visível.
“Fermi detectou apenas cinco desses sistemas em nossa própria galáxia. Achar um tão luminoso e distante é bastante emocionante.”, diz o pesquisador da NASA Goddard Space Flight Center, Robin Corbet. [ScienceAlert].