Planetas

NASA contrata homem para cheirar coisas

George Aldrich tem mais apelidos do que a maioria. Algumas pessoas o chamam de Chefe Sniffer. Outros o chamam de Nostrildamus, NASA Nose e Master Sniffer. Aldrich prefere o termo “nasalnaut”, porque há várias décadas usa o nariz para o bem comum na NASA.

“Sou especialista em química na NASA há 44 anos”, escreveu Aldrich sobre sua carreira incomum. “Eu principalmente faço testes de toxicidade em objetos antes que eles vão para o espaço”, concluiu. “Também sou voluntário no painel de odores da NASA. Testamos o cheiro de todos os itens que estarão dentro das áreas habitáveis ​​da Estação Espacial Internacional e verificamos cheiros desagradáveis ​​ou ofensivos que podem causar náusea aos astronautas”, disse ele.

Essa é uma tarefa legítima e real. E é muito mais importante do que você pensa, não apenas por causa da fumaça tóxica, mas também porque você pode imaginar estar preso na apertada Estação Espacial Internacional com um cheiro terrível?

Isso é algo que a NASA pensa antes de enviar objetos para o espaço. O processo é mais ou menos assim: cinco voluntários no painel de odores da NASA cheiram cada material, classificando-o de 0 a 4, e se o cheiro exceder uma classificação de 2,5, ele falha no teste.

Antes de passar pelo teste de odor, os voluntários do painel são examinados por uma enfermeira para se certificar de que os farejadores não estão doentes ou são incapazes de demostrar suas melhores habilidades. O sistema funciona muito bem, mas às vezes, materiais malcheirosos podem acabar passando. Então, rapidamente fica claro porque os narizes dos voluntários no painel de odores são tão importantes.

O painel de odores da NASA foi criado depois de 27 de janeiro de 1967, quando a primeira simulação de lançamento da missão Apollo-Saturn deu terrivelmente errado. Em um acidente devastador, um incêndio em flash envolveu o protótipo da espaçonave, matando três astronautas. A tragédia abalou a todos e, para impedir que isso acontecesse novamente, a NASA voltou à prancheta.

Como parte da reformulação, a agência espacial decidiu fazer alguns testes completos de material. O teste número um foi inflamabilidade. Teste número seis? Odor. [IFLS]

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.