Planetas

NASA compartilha imagem interessante de Marte

Neve à base de água foi recentemente descoberta em Marte – e é estranha. Ela só cai durante a noite e a maior parte da precipitação não é na superfície; Ela simplesmente se sublima em um gás diretamente de uma fase sólida.

O gelo, no entanto, é bastante comum em Marte. Embora possa assumir a forma de gelo de água, você tem um monte de dióxido de carbono gelado em gelo seco nos pólos marcianos. E quando as temperaturas aumentam, a atmosfera recebe uma enorme quantidade de dióxido de carbono. Quando elas caem, as placas de gelo surgem novamente.

Essas mudanças súbitas de temperatura geralmente resultam na formação de “patchwork”, dunas de gelo com base de dióxido de carbono, como esta maravilhosa nova fotografia do Mars Reconnaissance Orbiter da NASA.

extra_large-1503678870-cover-image

O que você vê aqui são dunas de areia regulares, formadas pelos ventos fracos do Planeta Vermelho. A neve e o gelo claramente caíram e se formaram nesta alta latitude no hemisfério norte, e se transformaram em formações frígidas nas calhas das dunas.

Durante a primavera, quando as temperaturas aumentam, a neve e o gelo se sublimam de forma bastante dramática. Essa turbulência superficial desloca-se em torno dos grãos de areia marcianos. Isso resulta no belo padrão cor-de-rosa, branco e sombras enferrujadas que você pode ver aqui nesta notável imagem de outro mundo. [IFLS]

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.