Planetas

NASA anuncia caminhada espacial somente com astronautas mulheres

É um grande passo para as mulheres. Se tudo correr conforme o planejado, em 29 de março, as astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional estão programadas para realizar a primeira caminhada espacial exclusivamente feminina. Anne McClain e Christina Koch se aventurarão juntas a cerca de 400 quilômetros da Terra e farão história.

As astronautas Anne McClain, à esquerda, e Christina Koch, à direita.

Somando-se ao significado de sua missão, a caminhada espacial acontecerá durante o Mês da História da Mulher. “Estas caminhadas espaciais devem atualizar as baterias na estação espacial”, disse Stephanie Schierholz, porta-voz da NASA.

A caminhada de McClain e Koch será a segunda de três excursões planejadas para a Expedição 59, que será lançada na próxima semana. Schierholz apontou para o fato de que as mulheres estariam no controle também. Mary Lawrence será diretora de voo principal e Jackie Kagey será a principal coordenadora de voo no espaço.

Tanto McClain quanto Koch eram membras da classe de astronautas da NASA em 2013, metade da qual era composta de mulheres. McClain, major do Exército dos EUA e pilota, “queria ser astronauta a partir dos 3 ou 4 anos de idade”, disse ela em entrevista em 2015. “Eu me lembro de ter contado à minha mãe naquela época, e nunca me desviei do que eu queria ser. Algo sobre exploração me fascinou desde aquela idade”, disse a astronauta.

Koch, engenheira elétrica, se juntará a ela no dia 14 de março, no que será seu primeiro voo espacial, segundo a NASA. O espaço é apenas a última fronteira emocionante que Koch conquistou: seu trabalho a levou em expedições ao Polo Sul e ao Ártico. Quando perguntada em uma entrevista sobre a importância de realizar sua missão durante o Mês da História da Mulher, ela disse: “É uma oportunidade única, e espero que eu seja capaz de inspirar as pessoas que podem estar assistindo”.

Vai ser histórico, e é de fato muito emocionante ver uma missão tão importante comandada principalmente por mulheres. Estamos na torcida para que ocorra tudo bem. [ScienceAlert]

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.