Planetas

NASA abrirá a Estação Espacial Internacional para turismo

Se o seu sonho foi experimentar um ambiente de microgravidade a bordo da Estação Espacial Internacional, bem, você está com sorte. Nesta sexta-feira, 07/06, a NASA anunciou uma nova iniciativa para comercializar voos privados à órbita terrestre baixa – e isso significa que você pode, algum dia, ir às estrelas.

Estação Espacial Internacional. (Créditos: Reprodução)

“Por mais de 18 anos, os seres humanos viveram e trabalharam a bordo da Estação Espacial Internacional, conduzindo milhares de experimentos em áreas como pesquisa humana, biologia e ciências físicas, além do desenvolvimento de tecnologia avançada”, escreveu a NASA. “Novas oportunidades são necessárias para ir além da pesquisa e desenvolvimento, e a estação desempenhará um papel essencial na capacitação de oportunidades para novos mercados comerciais necessários para construir um ecossistema sustentável em órbita baixa da Terra”, disse a agência.

Embora esteja em desenvolvimento desde 2012, a primeira missão comercial de astronautas financiada por fundos privados deve ser lançada no próximo ano. Os astronautas privados podem permanecer a bordo da ISS por até 30 dias e executarão tarefas aprovadas pela NASA, incluindo medicina regenerativa, bioengenharia e outros trabalhos que se enquadrem em sua missão.

Apenas duas missões de curta duração serão lançadas a cada ano, e será responsabilidade do patrocinador comercial determinar os requisitos da tripulação e garantir que seus astronautas atendam independentemente aos padrões da NASA. A melhor parte? Você poderia algum dia se juntar a eles.

A NASA também disse que planeja equipar a estação espacial com um porto e serviços públicos para que as empresas possam conectar suas espaçonaves em futuras missões. A decisão amplia a missão da ISS além da pesquisa e a abre para o empreendedorismo privado. Atualmente, mais de 50 empresas pesquisam oportunidades que permitirão a produção comercial no espaço e proporcionarão aos astronautas privados atividades comerciais a bordo do laboratório em órbita.

Para se qualificar, as atividades comerciais e de marketing devem ter uma conexão com a missão da NASA, apoiar o desenvolvimento de uma economia sustentável de baixa órbita terrestre ou precisar de equipamentos de microgravidade para seu trabalho. Inicialmente, a NASA fornecerá 5% de seus recursos de tripulação e capacidade de carga para a diretiva. [IFLS]

Você embarcaria nesta viagem?

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.