Eventos Astronômicos

Bola de fogo rasga o céu e assusta moradores no Rio Grande do Sul

Uma enorme e brilhante bola de fogo passou pelo céu de diversas cidades no estado do Rio Grande do Sul nesta quinta-feira, 07/06, às 22h35min – amedrontando e causando pânico em diversos moradores. Em pouco tempo, as redes sociais estavam imundadas de relatos acompanhados de vídeos mostrando, além do bólido, uma forte fragmentação do objeto ao rasgar a nossa atmosfera.

A Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (BRAMON), um grupo de pessoas espalhadas pelo Brasil que apontam câmeras para o céu para registrarem eventos como esse, disse que apenas duas câmeras de sua rede capturaram o momento de entrada. As informações preliminares indicam que pode ser de fato uma rocha espacial.

“Os dados ainda são preliminares e dependem do aperfeiçoamento das análises, mas pelo que já apuramos, o meteoro foi gerado por um fragmento de rocha espacial pesando entre 7 e 12 kg, e teria surgido a cerca de 57 km de altitude próximo à cidade argentina de 25 de Mayo. Durante 13,5 segundos, ele viajou a uma velocidade média de 13,64 km/s até atingir a altitude de 27 quilômetros ao norte da cidade de Jari, no Rio Grande do Sul”, disse a BRAMON em um comunicado.

A rede ainda necessita de mais imagens, relatos e informações em geral para determinar o que de fato se trata o objeto. Para isso, os especialistas pedem a todos que viram o fenômeno para relatarem neste portal. “É importante registrar que as análises ainda são preliminares, mas podem ficar bem mais precisas se surgirem novas imagens e depoimentos do fenômeno”, ressaltou a BRAMON.

Esta matéria será atualizada com o surgimento de novas informações.

Continue lendo...