Planetas

Morre o astronauta e quarto homem a pisar na Lua

Alan LaVern Bean, o quarto humano a pisar na Lua, morreu aos 86 anos. Após os relatos de que ele havia falecido, a notícia foi confirmada hoje pela NASA. Bean nasceu em 15 de março de 1932 em Wheeler, Texas. Em 1963, ele foi selecionado pela NASA para se tornar um astronauta como parte de seu terceiro grupo de astronautas.

extra_large-1527264109-cover-image

Depois de servir como reserva nas missões Gemini 10 e Apollo 9, Bean conseguiu seu primeiro voo para o espaço na Apollo 12 como piloto do módulo lunar. Em 19 de novembro de 1969, ele e Pete Conrad se tornaram a terceira e quarta pessoas a pisar na Lua.

Em uma entrevista em 2014, Bean descreveu a experiência como “como ficção científica”. Ele disse que era “difícil acreditar”, acrescentando: “Eu olhava para baixo e dizia: ‘Esta é a lua, esta é a lua’, e eu olhava para cima e dizia: Essa é a Terra, essa é a Terra”.

Conrad e Bean passaram mais de 10 horas na Lua em uma região chamada Ocean of Storms, durante a qual eles caminharam até a sonda Surveyor 3, uma missão anterior não tripulada que havia pousado na Lua. Eles também coletaram pedras, conduziram experimentos e tiraram inúmeras fotografias.

Foto de Allan na Lua.
Foto de Alan na Lua.

Bean demitiu-se da NASA em junho de 1981, tendo passado um total de 1.671 horas e 45 minutos no espaço. Ele usou seu tempo desde então para trabalhar com arte em seu estúdio, usando a poeira lunar e pedaços de seu traje espacial em pinturas que foram dadas a ele pela NASA. E ele realmente gostava de desenhar a Lua.

Após a morte de Bean, agora há apenas quatro astronautas vivos que caminharam na Lua: Buzz Aldrin, David Scott, Charlie Duke e Jack Schmitt. [IFLS]

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.