Alan LaVern Bean, o quarto humano a pisar na Lua, morreu aos 86 anos. Após os relatos de que ele havia falecido, a notícia foi confirmada hoje pela NASA. Bean nasceu em 15 de março de 1932 em Wheeler, Texas. Em 1963, ele foi selecionado pela NASA para se tornar um astronauta como parte de seu terceiro grupo de astronautas.
Depois de servir como reserva nas missões Gemini 10 e Apollo 9, Bean conseguiu seu primeiro voo para o espaço na Apollo 12 como piloto do módulo lunar. Em 19 de novembro de 1969, ele e Pete Conrad se tornaram a terceira e quarta pessoas a pisar na Lua.
Em uma entrevista em 2014, Bean descreveu a experiência como “como ficção científica”. Ele disse que era “difícil acreditar”, acrescentando: “Eu olhava para baixo e dizia: ‘Esta é a lua, esta é a lua’, e eu olhava para cima e dizia: Essa é a Terra, essa é a Terra”.
Conrad e Bean passaram mais de 10 horas na Lua em uma região chamada Ocean of Storms, durante a qual eles caminharam até a sonda Surveyor 3, uma missão anterior não tripulada que havia pousado na Lua. Eles também coletaram pedras, conduziram experimentos e tiraram inúmeras fotografias.

Foto de Alan na Lua.
Bean demitiu-se da NASA em junho de 1981, tendo passado um total de 1.671 horas e 45 minutos no espaço. Ele usou seu tempo desde então para trabalhar com arte em seu estúdio, usando a poeira lunar e pedaços de seu traje espacial em pinturas que foram dadas a ele pela NASA. E ele realmente gostava de desenhar a Lua.
Após a morte de Bean, agora há apenas quatro astronautas vivos que caminharam na Lua: Buzz Aldrin, David Scott, Charlie Duke e Jack Schmitt. [IFLS]
Divulgador científico há pelo menos 6 anos, dedica seu tempo a tornar a astronomia mais popular entre o público leigo, constantemente traduzindo, escrevendo e adaptando matérias com abordagem didática para o projeto Mistérios do Espaço. É natural da cidade de Conceição do Coité e está graduando em Comunicação Social, pela Universidade do Estado da Bahia.