Planetas

Morre Alexei Leonov, a primeira pessoa a caminhar no espaço

Faleceu nesta sexta-feira (11/10), Alexei Leonov, a primeira pessoa a andar no espaço. O cosmonauta estava enfrentando uma doença, de acordo com o portal de notícias russo TASS.

Menos reconhecido internacionalmente do que Yuri Gagarin, Leonov foi um dos grandes nomes do programa espacial soviético e caminhou fora de sua espaçonave Voskhod-2 cerca de dois metros de distância em 18 de março de 1965. O cosmonauta passou aproximadamente doze minutos no vácuo. Ele também foi o comandante da primeira missão espacial conjunta envolvendo a Rússia e os Estados Unidos.

O cosmonauta russo Alexei Leonov. (Créditos: Reprodução)

Entre anos 1976 e 1982, foi o chefe da equipe de cosmonautas do Centro de Treinamento Yuri Gagarin, onde supervisionou o treinamento dos novos candidatos a cosmonautas do programa espacial russo.

Vladimir Putin, o presidente da Rússia, conhecia Leonov e tinha “grande respeito por sua coragem”, informou o porta-voz Kremlin Dmitry Peskov nesta sexta-feira, segundo o portal TASS.

A própria NASA fez um comunicado no Twitter lamentando e informando a tristeza com o falecimento do cosmonauta. “Sua aventura no espaço deu início à história de atividades fora de veículos espaciais e faz hoje a manutenção da Estação Espacial Internacional possível”, postou a agência.

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.