Eventos Astronômicos

Meteoro explode e transforma noite em dia na Finlândia

Câmeras capturaram o momento incrível em que um meteoro rasgou o céu da Lapônia, na Finlândia, transformando a noite em dia e provocando uma explosão notável.

O evento aconteceu na quinta-feira, 16 de novembro, e foi visto por câmeras de vários moradores locais. O meteoro brilha incrivelmente, mas até o momento não se sabe se atingiu o chão ou se queimou totalmente na atmosfera.

“Então, esta noite, enquanto eu estava sentada em nossa casa, houve uma enorme explosão e a casa estremeceu violentamente”, disse Tony Bateman, que gravou um dos vídeos. “Nós sempre mostramos o céu noturno ao vivo para fins de capturar auroras boreais, logo pensei imediatamente que talvez tenha pegado o show. Então, rebobino o vídeo e com certeza, lá está”, concluiu.

Acredita-se que o incidente tenha ocorrido por volta das 18h40min (hora local) nos céus de Inari na Lapônia finlandesa. O incidente foi tão brilhante e poderoso que houve alguns relatos que até mesmo foi ouvido na Noruega e na Rússia.

“A luz apareceu em todos os lados, como uma explosão maciça que durou cerca de cinco ou seis segundos”, disse o atleta Atle Staaleen.

Enquanto o evento é impressionante, os meteoros não são tão raros. Milhares de objetos queimam em nossa atmosfera todos os anos, mas muitos são pequenos demais para se notar. Outros ocorrem em áreas remotas e desabitadas.[IFLS]

Continue lendo...