Exoplanetas

Astrônomos descobrem Super-Terra estranha a 40 anos-luz de distância

O Super-Earth 55 Cancri, à primeira vista não se parece com o nosso planeta. É duas vezes maior e orbita extremamente perto de sua estrela, com intensos fluxos de lava na superfície. Mas em uma descoberta surpreendente, os cientistas dizem que esse mundo estranho realmente tem uma atmosfera muito semelhante à nossa.

Concepção artística do exoplaneta.
Concepção artística do exoplaneta.

“Se houver lava neste planeta, precisaria cobrir toda a superfície”, disse Renyu Hu, do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA. “Mas a lava ficaria escondida da nossa visão pela atmosfera espessa”, concluiu. O planeta, localizado a 40 anos-luz de nós, orbita sua estrela a uma distância de apenas 0,016 UA (Unidades Astronômicas, 1 UA é a distância da Terra ao Sol).

A essa distância, seu ano dura apenas 18 horas, e o planeta é extremamente quente e não habitável para a vida como a conhecemos. É bloqueado por sua estrela, o que significa que um lado sempre enfrenta ela. O lado quente é em média de 2.300 °C, mas o lado frio não é muito melhor em até 1.400 °C.

Usando o telescópio espacial Spitzer da NASA em 2016, os pesquisadores descobriram que a lava em lagos no lado do dia flui para o lado da noite, onde eles se endurecem.

No entanto, observando novamente o planeta, eles descobriram que, apesar dessas características incomuns, ele provavelmente tem uma atmosfera similar a nossa, mas muito mais espessa. Pensa-se que contém nitrogênio, água e até oxigênio.

Eles chegaram a esta conclusão, olhando a luz refletida pelo planeta. As mudanças de brilho observadas, de acordo com os pesquisadores, são melhor explicadas por ingredientes atmosféricos parecidos com a Terra.

O planeta ainda tem uma densidade semelhante à Terra também, então também pode ser rochoso – alguns sugeriram que o planeta era feito de diamante, embora essa teoria tenha sido um pouco prejudicada.

Esta nova pesquisa, no entanto, abre muitas perguntas. Por que a atmosfera é semelhante à nossa, e por que a proximidade do planeta com a sua estrela não destruiu a sua atmosfera?

Compreender isso pode nos contar mais sobre planetas rochosos no universo. Uma coisa é certa: Por mais estranho que seja o planeta, você pode encontrar alguns recursos surpreendentemente parecidos com a Terra. [IFLS]

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.