Eventos Astronômicos,Planetas

Marte fica mais próximo da Terra nesta terça-feira

Marte, nosso vizinho cósmico mais próximo, é o planeta cobiçado por muitos e sonho da humanidade para a colonização além da Terra. Mas nesta terça-feira, 06/10, Marte não estará apenas belíssimo no céu noturno, mas também mais próximo de nosso planeta – a meros 62,1 milhões de quilômetros de distância.

Este é o encontro mais próximo que teremos nos próximos 15 anos, o que significa que tirar um tempo para observar as estrelas é altamente recomendado, pois Marte estará brilhante, grande e fácil de ver com ou sem um telescópio. Fique atento, pois o planeta vermelho surge no céu exatamente às 18h30 BRT na direção que o Sol nasce.

Como você pode ver na ilustração abaixo, Marte e a Terra estarão, além de próximos, perfeitamente alinhados e favorecendo a iluminação da face do planeta virada para nós. Isso influencia diretamente no brilho, já que mais luz solar é refletida pela superfície do planeta vermelho.

(Créditos: Reprodução)

Essa configuração acontece a cada dois anos ou mais e a aproximação mais próxima que já registramos aconteceu em 2003, com apenas 55,7 milhões de quilômetros nos separando de Marte. Dois anos atrás, também estava bem próximo, com apenas 57,6 milhões de quilômetros entre nós.

Infelizmente, porém, estamos ficando cada vez mais desalinhados com nosso vizinho mais próximo e não começaremos a nos aproximar novamente até 2029, culminando em uma passagem muito próxima somente em 2035 – a apenas 56,9 milhões de quilômetros de distância.

Portanto, esta semana é uma oportunidade muito especial que não teremos novamente até 2035. Se o tempo permitir, vamos transmitir ao vivo o planeta em seu brilho máximo lá em nossa página do Facebook. Fique atento e não deixe de observar nosso vizinho interplenatário!

Continue lendo...