Galáxias

Galáxia sem matéria escura deixa astrônomos intrigados

A matéria escura é um tanto confusa, mas agora os astrônomos fizeram uma descoberta extraordinária e desconcertante: a primeira observação de uma galáxia com quase nenhuma matéria escura.

no-dark-matter-galaxy_1024

Nós ainda não sabemos exatamente o que é matéria escura, mas é atualmente a explicação mais certa para algumas das dinâmicas observadas nas galáxias. E de acordo com o pensamento atual sobre a evolução galáctica, a matéria escura não é apenas um componente, mas até mesmo um requisito para as galáxias nascerem.

A galáxia, chamada NGC1052-DF2, fica a cerca de 65 milhões de anos-luz de distância, na constelação de Cetus. É aproximadamente do mesmo tamanho físico que a Via Láctea, mas tem apenas uma estrela para cada 200 encontradas na nossa.

É tão esparsa que você pode ver através dela outras galáxias. Por causa desta falta de estrelas, e por causa da falta de matéria escura, NGC1052-DF2 é de baixa massa. Todas as outras galáxias já observadas têm massa que não pode ser explicada apenas pela matéria comum dentro delas.

“Encontrar uma galáxia sem matéria escura é inesperado porque essa substância invisível e misteriosa é o aspecto mais dominante de qualquer galáxia”, disse Pieter van Dokkum, da Universidade de Yale.

Além disso, a galáxia tem enormes implicações no estudo da matéria escura. Porque simplesmente não tendo nenhuma, mas tendo estrelas, NCG1052-DF2 ajuda a provar que a matéria escura realmente existe em outras galáxias.

Van Dokkum e sua equipe avistaram a galáxia pela primeira vez usando o Dragonfly Telescope Array, que foi desenvolvido pela equipe para criar imagens de objetos muito fracos. Eles então observaram com diferentes telescópios para espiar dentro da galáxia, classificada como uma galáxia ultra-difusa por causa de seu grande tamanho e fraqueza. [ScienceAlert]

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.