Eventos Astronômicos

Foi pré-determinado o que pode ser o objeto achado na Bahia

Na última terça-feira (20/02), um meteoro cruzou o céu de diversas cidades da Bahia, assustando várias pessoas. No mesmo momento surgiram boatos que poderia ser um foguete russo, um avião caindo e até um rocha espacial. E agora, foi realmente confirmado o que seria o objeto que cruzou o céu baiano.

A BRAMON (Rede Brasileira de Monitoramento) confirmou que foi sim uma rocha espacial que entrou na atmosfera terrestre, sem possibilidade de ter sido algum lixo espacial, muito menos a parte do foguete russo. Afinal, a diferença de dias entre os ocorridos é muito grande, e a queda do lixo espacial já foi confirmada na América do Norte.

ArtefatoSrEdinei

No entanto, foi achado um objeto intrigante em Monte Gordo, Camaçari. O objeto parecia estar queimado e explodido. Depois de muitas análises e pesquisas sobre o assunto, Marcelo Zurita da BRAMON (lembrando que isso é uma opinião pessoal de um dos integrantes, não da BRAMON em si) conseguiu determinar a possível origem do objeto e aparentemente trata-se de um bala de canhão.

Na verdade, o que rolou na noite do dia 20 foi uma baita coincidência. Nos mesmos instantes da queda do meteoro sobre a Bahia, um morador local estava em seu terreno em que a bala estava enterrada há pelo menos 100 anos. Aparentemente, o objeto ainda tinha capacidade explodir e acabou por acontecer isso nos instantes do meteoro. Incrível!

A explosão conseguiu levar os destroços do projétil há 400 metros do local onde ele estava enterrado. Toda a tese sobre o acontecido está na imagem abaixo:

bramon

Lembrando que essas informações preliminares, afinal, não podemos afirmar com certeza que o o objeto realmente se trata de um bala de canhão. Vamos esperar a análise química para confirmarmos sobre o projétil. Fique ligado nesse artigo.

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.