Eventos Astronômicos

Foguete russo ou meteoro: O que cruzou o céu da Bahia?

Na noite desta terça-feira, por volta das 22h27min (horário local), um bólido de proporções gigantescas cruzou céu de várias cidades baianas. O fato assustou muita gente e deixou uma dúvida no ar: É meteoro ou não é? Fomos contactados pro vários jornais para explicar a procedência da informação do possível foguete russo.

De antemão, não, não foi um foguete russo. O bólido realmente se trata de uma rocha epacial que brilhou intensamente sobre várias cidades da Bahia e até no Sergipe. O brilho do objeto foi tão intenso, que chegou a iluminar a noite e a fez virar dia por poucos segundos.

A possível queda de uma parte de um foguete russo foi anunciada pela nossa página semana passada, e muitas pessoas tomara como certeza que o bólido se tratava dele. Mas claramente não foi. Primeiro, a diferença de dias entre os ocorridos é muito grande, a queda do lixo espacial já foi confirmada e caiu na América do Norte. Segundo, um lixo espacial não se comporta como podemos ver nos vários vídeos divulgados.

A BRAMON (Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros) confirmou que qualquer detrito que tenha sobrado da entrada na atmosfera do meteoro, caiu no oceano, o que nula a possibilidade de encontrar qualquer vestígio da rocha espacial. O meteoro explodiu a 29 km de altitude sobre o oceano atlântico, para sermos mais precisos.

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.