Planetas

Físico sugere os melhores lugares para procurar naves alienígenas

Imagine que você é uma civilização alienígena e deseja estudar nosso planeta sem ser visto, onde são os melhores lugares para posicionar uma sonda? Bem, o físico James Benford tem uma resposta para você. Existem regiões ao redor da Terra onde é possível que corpos celestes ou artificiais co-orbitem nosso planeta.

(Créditos: Reprodução)

Em um artigo publicado no The Astronomical Journal, Benford discute como esses objetos naturais em ressonância orbital com nosso planeta os tornam locais ideais para esconder um “espiador”. Ele lista as três órbitas principais que esses objetos poderiam suportar, bem como a estabilidade de alguns dos co-orbitais conhecidos.

Há, por exemplo, Cruithne, geralmente chamada de segunda lua da Terra (não é), que deve deixar sua órbita atual em cerca de 5.000 anos. E existe o Kamoʻoalewa (ou HO3 2016) – o quasi-satélite menor, mais próximo e mais estável da Terra, que só entrou em sua órbita atual há 100 anos. Existem mais desses objetos e muitos mais provavelmente serão descobertos no futuro.

Benford argumenta que esses objetos poderiam servir para investigações do SETI (Search for Extraterrestrial). Usando comprimentos de onda do rádio ao óptico e ao infravermelho, seria possível estudar esses corpos co-orbitais e descobrir se existem vestígios de sondas neles. O físico também sugere o envio de uma sonda robótica para encontrar esses objetos para estudá-los de perto.

“O que temos a perder verificando esses objetos? Certamente recursos como tempo em telescópios, rádio e óptica. Mas estaríamos estudando objetos recém-encontrados, o que poderia muito bem ser uma astronomia interessante. Ninguém realmente olhou para esses co-orbitais, exceto cálculos orbitais e imagens fracas. Não sabemos quase nada sobre eles”, escreve Benford.

O artigo também detalhava regiões não ideais para espreitadores, como perto da Terra, na Lua, ou mais ao redor dos asteroides. Dito isto, Benford afirma uma verdade simples: não sabemos nada sobre as intenções ou a lógica das civilizações alienígenas. Nem sabemos nem se essas civilizações alienígenas realmente existem. [IFLS]

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.