Fenômeno astronômico marcará o amanhecer desta terça-feira

Se você acordar antes do nascer do sol ou vai ficar acordado até o amanhecer, no começo desta terça-feira (10/07) algo muito incrível irá acontecer em nosso céu noturno. Aqui na página já falamos de conjunções planetárias, eclipses, chuvas de meteoros e outras afinidades de eventos astronômicos. No caso desta terça envolverá nossa Lua, a estrela Aldebaran e mais sua constelação inteira.

Screenshot_1

Por volta das 4h da madrugada, pouco antes do raiar do dia, a Lua e a Constelação Touro nascerão juntas no horizonte vão proporcionar uma configuração belíssima no céu. O mais legal desse evento, é que para quem mora no Hemisfério Norte, ocorrerá da ocultação da estrela pela Lua. Se você mora nos EUA, por exemplo, aproveite que essa é a última vez que você poderá ver o nosso satélite ocultando a estrela até 2033.

Mas calma, você que morar no Brasil deve estar pensando que não irá acontecer nada, mas não é bem assim. A configuração da Lua juntamente com a constelação será muito bem visível aqui no Brasil, portanto, só acordar por volta das 4h e olhar na direção Leste. Você verá algo muito belo até o Sol nascer e ofuscar a conjunção.

O disco lunar virado para a Terra estará apenas 11% iluminado, o que pode até ajudar a deixar o evento mais incrível ainda. Você não precisará de nenhum equipamento astronômico para observar, o fenômeno é visível totalmente a olho nu.

Natural de Conceição do Coité, na Bahia, estudante de Comunicação Social, com ênfase em Rádio e TV, trabalha com divulgação científica na internet e é o fundador do projeto Mistérios do Espaço.

Um comentário sobre “Fenômeno astronômico marcará o amanhecer desta terça-feira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *