Exatamente, o senhor dos anéis do Sistema Solar deixará o céu nas próximas semanas, dando lugar ao céu do verão, com constelações bem características. O planeta só voltará ao céu – aqui do Brasil – novamente no mês de Maio de 2018. Portanto, estamos na reta final para ver Saturno até os próximos dias.
O planeta atualmente está visível na direção oeste, ou seja, a direção que o Sol se põe. Em 2018, o planeta retornará ao céu na direção oposta: Leste – direção que o Sol nasce. Saturno deixará de aparecer no início de Dezembro, dessa forma, não deixe de observar o gigante de gás em seus últimos dias no nosso céu (este ano).

Mas não se preocupe, belas constelações adentrarão nosso céu nos próximos meses. A Constelação de Órion, é um exemplo: ela aparece claramente no céu e é muito fácil de identificá-la, já que é o lar do famoso “Cinturão de Órion” ou “Três Marias”, como é conhecido popularmente no Brasil. Aglomerados como as Plêiades também ficarão visíveis.
Astros dando adeus ao céu e outros aparecendo para dar um espetáculo no céu do Hemisfério Sul, e assim o céu noturno vai encantando a todos ao decorrer do ano.