Planetas

EUA dizem que teremos guerras no espaço em alguns anos

Bem-vindos a 2018, onde a perspectiva de guerras no espaço pode ser apenas uma “questão de anos”, de acordo com o Chefe da Força Aérea dos EUA. “Se os EUA quiserem manter seu domínio geopolítico, precisamos estabelecer prontamente uma presença militar no espaço”, disse ele.

Screenshot_1

David L Goldfein, um general da Força Aérea dos EUA, que atualmente atua como Chefe de gabinete da Força Aérea, recentemente fez essas afirmações em uma exposição tecnológica.

“Eu acredito que vamos lutar no espaço em questão de anos”, disse o general Goldfein. “E nós somos o serviço que deve liderar a guerra conjunta neste novo domínio contestado. É o que a nação exige”, concluiu.

“É hora de nós como um serviço, independentemente do emblema de especialidade, abraçar a superioridade do espaço com a mesma paixão e senso de propriedade que aplicamos à superioridade aérea hoje”, acrescentou.

A Força Aérea dos EUA também solicitou um aumento de 18% no financiamento da tecnologia espacial no próximo orçamento. Isso equivale a um investimento quinquenal de US$ 44,3 bilhões no desenvolvimento e implantação de sistemas espaciais.

No ano passado, as Forças Armadas dos EUA lançaram a ideia de criar um tipo de agência, ou melhor, um novo ramo dentro da Força Aérea encarregado de estabelecer uma presença militar no espaço. Enquanto os planos iniciais foram originalmente descartados, os especialistas dizem que a ideia ainda não está totalmente fora de questão.

A militarização do espaço tornou-se um tema recorrente durante a Guerra Fria entre os EUA e a União Soviética. Embora esses planos nunca se concretizaram corretamente, parece que podemos estar à beira de outro ressurgimento da ideia. [IFLS]

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.