Planetas

Este mapa mostra onde sua casa estaria na Terra há 750 milhões de anos

A Terra tem 4,5 bilhões de anos e, nesse período, sofreu algumas transformações. Hoje, reconhecemos sete continentes, mas 240 milhões de anos atrás, havia apenas um – uma massa de terra gigante chamada Pangeia.

Localização da cidade de São Paulo há 240 milhões de anos. (Créditos: Ancient Earth)

Pangeia é apenas um dos três supercontinentes (os outros sendo Nuna ou Columbia, e Rodinia) que enfeitaram a Terra em algum momento ou outro, e é improvável que seja o último. Os geólogos acreditam que existe um ciclo regular de supercontinentes, em que massas de terra rotineiramente se desintegram e se juntam novamente ao longo de milhões e bilhões de anos. Na verdade, os especialistas preveem que o próximo supercontinente se formará nos próximos 50 a 200 milhões de anos – e eles o chamam de Amasia.

Isso nos leva a Ian Webster, um cientista da computação que trabalha para o banco de dados de asteroides Asterank em Mountain View, Califórnia. Webster desenvolveu um globo 3D digital (“Ancient Earth”) usando dados que permitem ver exatamente como o mundo mudou nos últimos 750 milhões de anos.

Melhor ainda, o programa dá a você a opção de digitar o nome da sua cidade para ver onde ela ficaria há 750 milhões de anos. Isso inclui o Período Ediacarano há 600 milhões de anos – quando a vida multicelular estava apenas começando a aparecer nos oceanos do mundo, o Período Devoniano há 400 milhões de anos – quando os insetos e tetrápodes dominavam e o Período Jurássico há 170 milhões de anos.

De longe essa é a coisa mais interessante que você vai ver em algum tempo. Acesse o site do projeto através deste link. [IFLS]

Continue lendo...