Planetas

Essa sonda espacial capturou uma imagem épica da Terra

A nave espacial OSIRIS-REx, da NASA está a caminho do asteroide Bennu. Ela foi lançada há pouco mais de um ano, em 8 de setembro de 2016, mas precisava apenas de um pequeno impulso da gravidade da Terra para seguir sua jornada.

Esse impulso ocorreu no dia 22 de setembro, e a equipe OSIRIS-REx aproveitou a oportunidade para testar e calibrar a instrumentação da nave espacial. E agora que os dados foram recebidos, uma linda e instantânea composição de cores da Terra foi publicada. OSIRIS-REx está a uma distância de 170.000 quilômetros de distância.

No topo da imagem (que você poderá ver logo abaixo), as linhas verticais escuras são causadas pelos curtos tempos de exposição. A instrumentação de OSIRIS-REx foi construída para registrar Bennu, que é muito mais escuro que a Terra. Para compensar o brilho da Terra, a câmera teve exposições muito curtas. Essas linhas não devem aparecer nas imagens de Bennu.

or2

Sem usar a gravidade da Terra como um estilingue, OSIRIS-REx não conseguiria chegar a Bennu, onde fará história ao retornar com amostras do asteroide para a Terra. A nave espacial usa a gravidade de um planeta para ganhar velocidade e seguir sua trajetória até lá. [ScienceAlert]

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.