Galáxias

Essa imagem fará você se sentir minúsculo

Em vez de serem minúsculos grãos ou pixels de ruído de TV, cada ponto de luz nesta imagem é, na verdade, uma galáxia distante, como observado pelo Observatório Espacial Herschel da ESA. Cada uma dessas marcas minúsculas representa o “calor” que emana dos grãos de poeira que se encontram entre as estrelas de cada galáxia. Essa radiação levou muitos bilhões de anos para chegar até nós e, na maioria dos casos, foi emitida muito antes de o Sistema Solar e a Terra terem se formado.

Esta imagem mostra um mapa do Pólo Norte Galáctico. Essa região está longe do disco desordenado da Via Láctea e oferece uma visão clara e limpa do Universo distante além da nossa galáxia de origem. No céu, ele está localizado em algum lugar na constelação de Coma Berenices.

Herschel esteve ativo de 2009 a 2013 e usou seus instrumentos para estudar o céu no infravermelho distante. Era particularmente adequado para mapear grandes áreas do céu e observava o Pólo Norte Galáctico em três filtros diferentes simultaneamente – essas observações podem ser usadas para produzir imagens multicoloridas. A imagem mostrada é um mapa de filtro único e cobre cerca de 180,1 graus quadrados do céu. [ESA]

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.