Planetas

Empresa que levaria humanos para Marte vai à falência

A empresa que financiaria a missão Mars One foi liquidada em um tribunal suíço, o que representa um sério contratempo na nossa ida ao planeta vermelho. Todo o projeto era composto por duas organizações: Uma é a Mars One Foundation, uma organização sem fins lucrativos responsável por implementar o objetivo de estabelecer humanos permanentemente em Marte. A outra era a Mars One Ventures AG, que detinha os direitos exclusivos de monetizar o projeto através de coisas como a venda de patrocínios e direitos de transmissão.

Bas Lansdorp, fundador da Mars One, enfatizou que o pedido de falência afetou apenas a empresa com fins lucrativos, a Mars One Ventures. No entanto, com o colapso dessa empresa, o financiamento para a fundação sem fins lucrativos é incerto.

A Mars One ganhou as manchetes há vários anos com planos de financiar privadamente missões humanas a Marte, com os selecionados para voar nessas missões, comprometendo-se com uma viagem de ida sem perspectiva de retorno à Terra. Em seu anúncio de seus planos para 2012, a Mars One disse que esperava que as pessoas chegassem a Marte em 2023, uma data que posteriormente foi adiada para 2032.

A Mars One alegou que poderia realizar a missão inicial, por meio do desembarque da primeira tripulação de quatro pessoas em Marte, por US$ 6 bilhões, um número que a organização ofereceu poucos detalhes e foi amplamente criticada na indústria espacial. A Mars One planejava levantar fundos para a missão vendendo direitos de transmissão, citando as grandes receitas geradas pelos direitos de eventos como as Olimpíadas e a Copa do Mundo.

Houve uma resposta considerável de pessoas interessadas em voar em tais missões. Alegaram que em setembro de 2013 haviam já mais de 200.000 pessoas inscritas em sua primeira rodada de seleção de astronautas. Em fevereiro de 2015, a Mars One havia reduzido o número de finalistas para sua primeira rodada de astronautas para 100, que deveriam participar de projeções adicionais, incluindo treinamento.

Enquanto o futuro da Mars One é incerto, a SpaceX, de Elon Musk, ainda quer colocar humanos em Marte nas próximas décadas e eles parecem promissores, já que sempre estão lançando projetos novos de tecnologia aeroespacial. Ir para Marte parece ser um sonho não tão distante, mas ficamos na torcida para que na próxima década já vermos muitos progressos para a missão. [ScienceNews]

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.