Eventos Astronômicos

Eclipse lunar total marcará o início de 2019

O ano de 2019 mal vai começar e um incrível fenômeno astronômico aparecerá no céu para observamos. O eclipse lunar total acontecerá na madrugada do dia 21 de Janeiro e será visível em todo o território brasileiro. O fenômeno será acompanhado por uma superlua – o momento em que o nosso satélite natural entra em seu perigeu, ou seja, chega no ponto mais próximo com a Terra.

Estando a incríveis 364 mil quilômetros da Terra em seu perigeu, a Lua poderá ficar até 14% maior e 30% mais brilhante no céu. Na mesma noite, quando ela chegar em um certo ponto da órbita terrestre, nosso planeta se alinhará entre entre o Sol e a Lua e projetará sua sombra na superfície do satélite – fazendo com que a Super Lua Cheia fique escura algumas horas.

A superlua será visível desde o nascimento da Lua às 18h50min (ainda dia 20), quando o nosso satélite natural ficará até 14% maior e 30% mais brilhante. O eclipse, por outro lado, só inicia às 1h37min (21) no horário de verão, onde a Lua comerá a entrar na sombra da Terra. Às 3h12min o eclipse chegará em sua totalidade e às 5h48min o fenômeno enfim finaliza.

O céu nublou? Não se preocupe, nós da Mistérios do Espaço estaremos ao vivo em mais uma live inédita da página. Iremos transmitir todo o eclipse com a superlua através de telescópio e iremos interagir com vocês durante todo o evento. A live estará prevista para começar 23h (horário de Brasília) e você poderá assistir no play logo abaixo.

Boas observações!

Continue lendo...