Eventos Astronômicos

Eclipse lunar parcial será visível no Brasil inteiro em alguns dias

Há pouco mais de duas semanas do eclipse solar total visível em boa parte de América do Sul, um eclipse lunar parcial poderá ser observado em todo o Brasil na terça-feira, 16/07. Ao contrário do total, o eclipse parcial acontece quando a Lua passa parcialmente – não totalmente – na sombra da Terra. Boa parte dos raios solares solares são ofuscados pelo nosso planeta e a sombra é projetada na superfície lunar.

Área de visibilidade. (Créditos: NASA)

O eclipse lunar parcial será visível em todas as cidades brasileiras no começo da noite. A Lua nascerá eclipsada e quem estiver mais próximo da costa brasileira será privilegiado para observar o fenômeno por um pouco mais de tempo. O fenômeno em si começa às 15h44, no entanto, o satélite natural ainda não vai ter surgido no Brasil – apenas pessoas no continente africano, Europa, Austrália e parte de Ásia vão deslumbrar.

Logo mais às 17h30 (horário de Brasília) o espetáculo começa em território brasileiro e durará até próximo de 20h. O eclipse chegará em seu ápice às 18h30, onde boa parte da Lua vai estar escura e aparentará ser uma Lua crescente. O horário em que a Lua surge no horizonte pode ter discrepância de alguns minutos a depender da região onde você esteja, portanto, fique sempre de olho na direção Leste. É importante ter uma boa visada se você espera ver desde o momento em que ela aparece.

Apesar de não ser um eclipse total, aproveite o momento e observe seja a olho nu ou com telescópio, afinal, o próximo eclipse lunar com ótima visualização no Brasil só acontecerá em 2021.

Quem acompanha a página sabe que nós cobrimos o máximo de eventos astronômicos que conseguimos e este eclipse não será diferente. Nós da Mistérios do Espaço estaremos ao vivo às 17h30 (horário de Brasília) para transmitir a Lua eclipsada através de um telescópio. Assista no play abaixo.

Boas observações!

Continue lendo...