Planetas

E se a Lua estivesse na mesma distância que a Estação Espacial Internacional?

Você já se perguntou o que aconteceria se a Lua estivesse tão perto da Terra como a Estação Espacial Internacional (ISS)? Bem, não se pergunte mais, graças a este vídeo do YouTube você cessará sua dúvida.

Foi criado por um canal do YouTube em 2013, e mostra o que aconteceria se, ao invés de estar em sua distância atual de 380.000 quilômetros em média, mas sim a apenas 420 quilômetros de distância de nós.

“A essa distância, a Lua se elevaria no oeste e se sumiria no leste”, observa a descrição do vídeo. “Normalmente, a Lua orbita muito mais devagar do que a terra gira, então ela sobe no leste e se põe no oeste, no entanto, a 420 km, ela orbitaria muito mais rápido, mais rápido do que a Terra gira, portanto, ela se elevará no oeste e se estabelecerá no leste”, concluiu.

A ISS é um “pouco” menor que a Lua, possuindo 109 metros, então, à essa distância, vemos apenas como uma mancha no céu. A Lua, por outro lado, é gigante com 3,474 quilômetros. A distância da ISS, obviamente dominaria completamente o céu.

“O movimento no vídeo é acelerado. A essa distância, a Lua orbitaria a Terra em cerca de 90 minutos ou mais “, escreve o astrônomo Phil Plait. “Ela atravessaria o céu em aproximadamente cinco minutos”, concluiu ele. Claro, na realidade, se a Lua estivesse realmente próxima, ela se separaria devido a forças gravitacionais, e provavelmente teria um efeito muito desastroso na Terra. Ainda assim, é divertido imaginar o que pode acontecer. [IFLS]

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.