Planetas

Dono da Amazon diz que levará pessoas à Lua em 2024

O CEO da Amazon e fundador, Jeff Bezos, tem um novo plano de viagem para nada mais nada menos que o nosso satélite natural. O anúncio foi feito em uma sala de imprensa lotada, onde o bilionário e também proprietário da empresa aeroespacial Blue Origin anunciou planos para levar os americanos à Lua nos próximos cinco anos – possivelmente para ficar.

Representação foguete Blue Origin. (Créditos: Reprodução)

Chamada de Blue Moon, é uma aeronave não tripulada capaz de transportar até 6,5 toneladas métricas,  a uma distância de 386.000 km para um pouso lunar. Seus sensores de descida permitem, teoricamente, pousar em qualquer lugar na Lua com precisão, trazendo consigo “uma grande variedade de cargas pequenas, médias e grandes para a superfície lunar”, informou a empresa. “Sua capacidade de fornecer aterrissagens precisas e suaves permitirá uma presença humana sustentada na Lua”, concluiu.

Ele não está apenas planejando pousar na Lua, mas imagina um futuro de colonização completa. Bezos acredita que em colônias espaciais autossustentáveis, completas com a flora, a fauna e os seres humanos.

A sonda lunar Blue Moon está em desenvolvimento há três anos e usará um foguete New Glenn reutilizável, também projetado pela Blue Origin e previsto para ser lançado pela primeira vez em 2021. Um motor conhecido como BE-7 é projetado para realizar manobras complicadas.

Bezos acrescentou que seu módulo de pouso lunar já tem seis clientes, incluindo instituições acadêmicas. Sentimentos semelhantes foram expressos por Elon Musk, quando o fundador da Tesla anunciou a primeira nave privada de passageiros do mundo a voar em uma jornada de 386 mil quilômetros para a Lua.

“É importante ter em mente que pode haver algum evento natural ou algum evento artificial que acabe com a civilização e com a vida como a conhecemos”, disse Musk na época. “É importante que tentemos nos tornar uma civilização multi-planetária e estender a vida além da Terra o mais rápido que pudermos”, concluiu. [IFLS]

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.