Em seu 2.784º sol – como é chamado o dia marciano – o rover Curiosity, da NASA deu uma espiada no céu noturno, cerca de 75 minutos após o pôr do sol. Sua câmera Mast tirou duas fotos – uma da Terra e uma de Vênus – que foram combinadas para formar uma foto panorâmica deslumbrante da visão do robô.

Normalmente, os planetas se pareceriam como estrelas muito brilhantes em Marte, assim como vemos esses planetas aqui. No entanto, a atmosfera do planeta vermelho está particularmente poeirenta nesta época do ano, o que significa que mais luz solar é refletida, iluminando o céu no arredores.
No canto inferior esquerdo da imagem, você também pode ver o topo da Torre Butte de Marte, uma estrutura rochosa na encosta do Monte Sharp, pela qual o Curiosity atravessa desde 2014. Pouco antes da jornada do rover ao redor da montanha começar, ele fez uma bela foto do Terra e nossa Lua. Com menos poeira na alta altitude, a Mastcam do Curiosity tinha uma visão muito mais clara de seu planeta natal no céu crepuscular.

Traduzido e publicado originalmente em IFLScience
Por Katy Pallister