Em seu 2.784º sol – como é chamado o dia marciano – o rover Curiosity, da NASA deu uma espiada no céu noturno, cerca de 75 minutos após o pôr do sol. Sua câmera Mast tirou duas fotos – uma da Terra e uma de Vênus – que foram combinadas para formar uma foto panorâmica deslumbrante da visão do robô.

Curiosity capturou essas imagens combinadas em 5 de junho de 2020. (Créditos: NASA/JPL-Caltech)
Normalmente, os planetas se pareceriam como estrelas muito brilhantes em Marte, assim como vemos esses planetas aqui. No entanto, a atmosfera do planeta vermelho está particularmente poeirenta nesta época do ano, o que significa que mais luz solar é refletida, iluminando o céu no arredores.
No canto inferior esquerdo da imagem, você também pode ver o topo da Torre Butte de Marte, uma estrutura rochosa na encosta do Monte Sharp, pela qual o Curiosity atravessa desde 2014. Pouco antes da jornada do rover ao redor da montanha começar, ele fez uma bela foto do Terra e nossa Lua. Com menos poeira na alta altitude, a Mastcam do Curiosity tinha uma visão muito mais clara de seu planeta natal no céu crepuscular.

O robô registrou essa imagem em 31 de janeiro de 2014. (Créditos: NASA/JPL-Caltech)
Traduzido e publicado originalmente em IFLScience
Por Katy Pallister
Divulgador científico há pelo menos 6 anos, dedica seu tempo a tornar a astronomia mais popular entre o público leigo, constantemente traduzindo, escrevendo e adaptando matérias com abordagem didática para o projeto Mistérios do Espaço. É natural da cidade de Conceição do Coité e está graduando em Comunicação Social, pela Universidade do Estado da Bahia.